As consequências de tentar driblar o sono no volante são terríveis, inclusive para aqueles que pegam a estrada sozinhos. Por isso, o Exame Toxicológico de Larga Janela de Detecção tem papel importantíssimo e educativo nas empresas, configurando uma proteção obrigatória para a vida do(a) caminhoneiro(a), já que contribui para a redução do consumo de drogas e aumenta a segurança nas rodovias.

 

As consequências das drogas para o condutor

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,2 milhão de pessoas no mundo são vítimas de acidentes de trânsito. Dados do Ministério da Saúde apontam para 31.468 o número de pessoas que morreram em decorrência do trânsito brasileiro. A maioria dos acidentes está relacionada ao consumo de álcool, mas existe também um aumento das fatalidades pelo uso de drogas ilícitas e lícitas.

O uso de qualquer substância traz riscos à saúde, juntamente com os efeitos colaterais semelhantes aos do álcool, causando confusão mental, distração no volante, irritabilidade, ansiedade, afetando a atenção e o raciocínio do motorista, entre outros problemas sérios.

 

A importância do Exame Toxicológico

O Exame Toxicológico, cuja análise é feita a com a queratina presente no cabelo e nos pelos do corpo, busca identificar o consumo de substâncias psicoativas em um período de 90 a 180 dias após o uso. Por isso, o nome de “larga janela de detecção”.

De acordo com a Lei 13.103/15, o exame é obrigatório para todos os motoristas das categorias  C, D e E e tem como objetivo preservar a saúde desses condutores, refletindo positivamente na prevenção da violência no trânsito, reduzindo os acidentes fatais e até  impedindo  muitos motoristas transgressores de voltarem às estradas.

 

Conclusão

O Exame Toxicológico é essencial para motoristas para que haja uma garantia de segurança nas estradas. Além do mais, empresas exigem o teste para que o motorista consiga seguir sua jornada de trabalho protegido.

Lembre-se: dirigir sob o efeito de substâncias ilícitas é perigoso, pois afeta a sua saúde. Quando o efeito passa, pode aumentar os riscos de fadiga ou de cochilos. Além disso, é uma infração gravíssima ou crime, conforme a Lei 9.503/1997 (Código de Trânsito Brasileiro ou CTB).

Com alguns tufos de cabelos ou pelos do corpo, que serão analisados no laboratório, você fica em dia com a lei e segue com a consciência tranquila. Seja o exemplo. Faça o Exame Toxicológico.

Tem mais alguma dúvida sobre o exame? Entre em contato conosco.